top of page

Expressões de preconceito


As expressões que usamos em nosso vocabulário do dia a dia dizem muito sobre o universo que estamos inseridos, sobre as crenças que rondam nossa sociedade.

Expressões repetidas durante anos criam estigmas e eles tem consequências. Vale recordar algumas expressões machistas para começar este debate. “Filhos da puta”, “Mulher mal comida”, “Mulher no volante perigo constante”, “Coisa de mulherzinha” e por aí vai.

Na esfera da afetividade não é diferente:

- “Casal de segunda união”: É nomear a relacionamento de duas pessoas baseadas no que um dos dois ou ambos viveram anteriormente. A gente vive tantas coisas pela segunda, terceira, quarta, quinta, infinitas vezes...e não há um carimbo para nos lembrar de vivências que não são consideras as primeiras. Por que com os relacionamentos temos que fazer isso?

Nós já trazemos nossas bagagens emocionais, aprendizados e lições aprendidas no que vivemos no passado, um nome para lembrar isso e de forma pejorativa não ajuda, pelo contrário.


- “Meio irmão”: A expressão diminui a grandeza que a palavra irmão e irmã significa no contexto familiar. Ainda que os irmãos não sejam do mesmo pai e da mesma mãe, quebrar “ao meio” a potência da palavra irmão ou irmã é triste.


- “Mãe solteira”: Este não é meu lugar de fala mas eu imagino o quanto seja dolorido para uma mulher ouvir esta expressão. “Mãe solteira” traz a ideia que a mãe só vai ser completa se estiver casada. Muitas vezes as “mães solteiras” queriam estar casadas, mas por algum motivo não foi possível, julgar piora tudo. E se foi uma escolha desta mulher ter um filho sem estar acompanhada? Iremos rotular assim?

Vamos repensar os nossos discursos? Mulherada linda, quais expressões vocês incluem na listinha acima?

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Madrasta tem responsabilidade financeira com enteado?

Vocês pediram muito esse assunto envolvendo ele: O DINHEIRO! 💲🤑💹💸Hahaha Então vamos lá com o tema 2 do quadro "Madrasta conheça seus direitos." A dra @sonialeda.adv que também é madrasta explicou

Filhos e enteados são para o mundo...

🌼NOSSAS CRIANÇAS SÃO PARA O MUNDO E NÃO PARA SATISFAZER NOSSAS EXPECTATIVAS.🌼 Tenho recebido directs de madrastas que se sentem ainda mais inviabilizadas na época de final de ano, por ser um período

Filhos não são visitas na casa de pai e mãe.

ILHOS NÃO SÃO VISITAS NA CASA DO PAI OU DA MÃE❗O termo correto é convivência. Dizer que o filho vai visitar a mãe ou o pai, é afirmar que ali não é também a casa da criança. Quando os pais deixam de t

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page