top of page

Madrasta tem responsabilidade financeira com enteado?

Vocês pediram muito esse assunto envolvendo ele: O DINHEIRO! 💲🤑💹💸Hahaha

Então vamos lá com o tema 2 do quadro "Madrasta conheça seus direitos." A dra @sonialeda.adv que também é madrasta explicou pra gente! Obrigada, querida!


"Essa questão ainda divide opiniões nos Tribunais. O STF, já decidiu que reconhecendo a possibilidade de multiparentalidade, existe também a responsabilidade financeira, inclusive com a possibilidade de pedir alimentos à madrasta, com base no princípio da afetividade e a parentalidade prevista no art. 1.694 do Código Civil.


No entanto, ainda existe alguns Tribunais decidindo em sentido contrário, não atribuindo a madrasta ou padrasto o dever de sustento em relação aos enteados.


A Lei não dispõe claramente sobre a possibilidade essa responsabilidade financeira, ou pela possibilidade de se pleitear alimentos à madrasta ou padrasto. O que observamos é que há além de julgados favoráveis, a tendência do judiciário em valorizar a socioafetividade das relações, e com base nesses parâmetros estabelecer responsabilização financeira."


Queridas, como percebemos na orientação da dra Sônia, é um assunto que ainda está sendo construído, mas, de maneira geral, fica claro que a responsabilidade financeira é dos GENITORES. PORÉM, no dia a dia, na maioria dos casos, a madrasta se envolve financeiramente também🙋, já que o envolvimento é oriundo também de outras esferas: afetiva, social etc. Separar o zelo por uma criança mas não pagar pelo bem estar dela é uma linha muito tênue.

Depende de como cada casal administra a renda da casa. Porém, vale o esclarecimento oficial para as tomadas de decisões no seu lar: a madrasta investir 💲no enteado é escolha, não obrigação (dever).

Aqui meu envolvimento é integral.

Me conta, como é na sua família?👨‍👩‍👦❤️

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

🌼NOSSAS CRIANÇAS SÃO PARA O MUNDO E NÃO PARA SATISFAZER NOSSAS EXPECTATIVAS.🌼 Tenho recebido directs de madrastas que se sentem ainda mais inviabilizadas na época de final de ano, por ser um período

ILHOS NÃO SÃO VISITAS NA CASA DO PAI OU DA MÃE❗O termo correto é convivência. Dizer que o filho vai visitar a mãe ou o pai, é afirmar que ali não é também a casa da criança. Quando os pais deixam de t

Post: Blog2_Post
bottom of page