top of page

"Princípio do melhor interesse", o bem estar da criança deve estar em primeiro lugar.

🤷Eu nunca vou entender adultos que não priorizam seus filhos. (Prioridade no dicionário: condição do que é o primeiro em tempo, ordem e dignidade.)

🙋Famílias são extratos da sociedade.

🤷 Não podemos esperar muito do mundo se está faltando responsabilidade (afetiva, material) nas famílias.


Deixo a palavra com a querida dra Sônia @sonialeda.adv advogada e madrasta para falar sobre o "Princípio do melhor Interesse" que visa a garantia de bem estar dos menores nas tomadas de decisões judiciais.

"A Prevalência desse princípio é imprescindível nas decisões do judiciário quanto trata-se de ações que envolve menores, pois são dotadas de direito e que merecem que seus interesses sejam amplamente assegurados. Na legislação, o melhor interesse da criança ou o best interest of the child, foi recepcionado pela Convenção Internacional de Haia, que trata da proteção dos interesses das crianças, tem previsão no Código Civil, em seus artigos 1.583 e 1.584, na Constituição Federal, em seu artigo 227, caput, e no Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA, (Lei 8.069/2013), reforçando a Constituição, definindo os direitos que devem ser assegurados aos menores. A aplicação desse princípio é muito utilizada nas ações de definição de guarda dos menores, pois no caso concreto o que deve ser avaliado pelo judiciário é o que melhor vai atender aos interesses e segurança do menor, e é exatamente por esses motivos que vemos cada vez mais decisões que atribuem a custódia física de menores a outros parentes diversos dos pais.

A aplicação desse princípio também é avaliada nas ações que envolve alienação parental, pois quando caracterizada fica evidente que o alienador não está agindo de acordo com o melhor interesse e por esse motivo tem a guarda revertida e deferida ao outro genitor, ou terceiros com relação de parentesco, incluindo a madrasta ou padrasto, que é parente por afinidade.

Em qualquer relação que envolva interesses de menores, seja cliente ou adolescente, a aplicação do princípio deve atender aos seus interesses, e estão acima de tudo. Jamais devem atender a conveniência ou aos interesses dos pais, ou terceiros envolvidos."

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vocês pediram muito esse assunto envolvendo ele: O DINHEIRO! 💲🤑💹💸Hahaha Então vamos lá com o tema 2 do quadro "Madrasta conheça seus direitos." A dra @sonialeda.adv que também é madrasta explicou

🌼NOSSAS CRIANÇAS SÃO PARA O MUNDO E NÃO PARA SATISFAZER NOSSAS EXPECTATIVAS.🌼 Tenho recebido directs de madrastas que se sentem ainda mais inviabilizadas na época de final de ano, por ser um período

ILHOS NÃO SÃO VISITAS NA CASA DO PAI OU DA MÃE❗O termo correto é convivência. Dizer que o filho vai visitar a mãe ou o pai, é afirmar que ali não é também a casa da criança. Quando os pais deixam de t

Post: Blog2_Post
bottom of page